Mobile learning na EAD corporativa: como otimizar os resultados

Plataforma LMS deve permitir flexibilidade e personalização, além de explorar o potencial do microlearning e da gamificação

Dos 126,9 milhões de brasileiros conectados à internet atualmente, mais de 123 milhões (ou 97%) utilizam o celular como meio de acesso, de acordo com a última Pesquisa TIC Domicílios do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Pensando na educação on-line, num cenário como esse, é apenas uma questão de tempo para que os smartphones estejam dominando a forma de acesso dos alunos a cursos e treinamentos. Na Viddia, por exemplo, esse movimento já é claramente percebido. Pelo menos metade das pessoas que estudam por meio das plataformas e soluções oferecidas pela empresa mineira de educação on-line fazem isso pelo celular.

No rastro dessa tendência, portanto, organizações que ainda não se preocuparam em inserir a aprendizagem móvel em seus projetos de educação corporativa devem se apressar. Na hora de explorar esse recurso, é importante considerar algumas estratégias que podem ajudar a otimizar os resultados.

EAD corporativa e ambiente mobile: 7 pontos de atenção

1- LMS (Learning Management System) móvel ou responsivo a dispositivos móveis

Com o número crescente de colaboradores trabalhando em casa ou remotamente, torna-se fundamental para as empresas investir em um sistema de gestão de aprendizagem que seja responsivo aos dispositivos móveis. Isso significa, entre outros aspectos, projetar um ambiente virtual que ofereça flexibilidade e que seja adaptável às experiências do usuário.

2- Microlearning

A entrega de unidades de conteúdo cada vez menores, em “pílulas”, favorece o aprendizado em ambiente mobile e, portanto, precisa ser levada em consideração nos programas de treinamento empresarial on-line. Embora não seja a forma mais eficiente de tratar temas de maior profundidade, o microlearning é especialmente relevante na abordagem de assuntos de contextualização. Assim, num curso cujo tema exija certo conhecimento prévio, o microlearning funciona perfeitamente bem para introduzir termos técnicos, por exemplo, e para fazer um nivelamento dos participantes. Também pode ser eficiente nos processos de onboarding, para introduzir os novos colaboradores na cultura e nas atividades da organização. Essas pílulas de conteúdo já têm sido bastante aplicadas no EAD em geral, tanto pela facilidade de produção como de acesso para usuários.

3- Gamificação

Combinar o mobile learning com lógicas e elementos de jogos é seguramente uma forma de ampliar o envolvimento, a participação e o engajamento nos treinamentos corporativos.

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4- Video Learning

Nas plataformas de mídias sociais, os vídeos costumam ser o meio mais atrativo de transmitir uma mensagem. O mesmo vale para a aprendizagem corporativa on-line, uma vez que constituem a melhor maneira de transmitir conteúdos em movimento e de reduzir o tempo necessário para o aprendizado. Aliado ao mobile learning, vídeos de microaprendizado podem ser úteis para definir contextos, explicar um conceito, resolver um problema ou fazer um resumo do conteúdo. O ideal, porém, é produzir vídeos que utilizem a figura do professor.

Pesquisas científicas já mostraram que um dos seis fatores que contribuem para fazer o aluno se engajar e concluir um treinamento é ter acesso a aulas gravadas pelo professor. Quando o participante se envolve emocionalmente com um curso, a partir da proximidade que estabelece com o preceptor, ele também se engaja com o conteúdo e, obviamente, aprende melhor.

5- Compartilhar conhecimentos gerados pelo colaborador

Da mesma forma que as empresas hoje em dia lançam campanhas e incentivam os próprios clientes a criarem conteúdos sobre elas e seus produtos, estimular colaboradores a gerar conhecimento e compartilhar esse conteúdo pode ser extremamente envolvente e engajador na educação corporativa. Num mundo de uploads e distribuição fácil de conteúdos, via dispositivos móveis, a estratégia de explorar o conhecimento dos colaboradores torna-se ainda mais significativa.

6- Aprendizagem sob demanda

Para se adequar a todas as facilidades que os smartphones trouxeram, desde pesquisar uma localização até comprar ingressos e comida ou solicitar um meio de transporte, a educação empresarial precisa contar com uma plataforma LMS que atenda às necessidades específicas do treinamento e dos colaboradores. Isso quer dizer que o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) utilizado pela empresa deve oferecer aos colaboradores a possibilidade de pesquisar o que quiser, na hora que necessitar.

7- Caminhos de aprendizagem guiados e personalizados

Personalizar o aprendizado e guiar os conteúdos são maneiras já comprovadas de engajar alunos. Em treinamentos corporativos com base em aprendizagem móvel, isso não seria diferente. Aliás, é principalmente nos dispositivos móveis que se pode aproveitar ao máximo os hábitos pré-existentes dos participantes para, por exemplo, selecionar listas de reprodução de conteúdos específicos para aqueles que os visualiza.

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