,

Você sabe a diferença entre bando, grupo, equipe e time?

Em termos de performance para uma empresa, existe uma grande diferença entre formar um bando, um grupo, uma equipe ou um time de pessoas. 

É senso comum que a performance de qualquer empresa é fortemente influenciada não apenas pela capacidade individual das pessoas que nela trabalham, como também pela capacidade coletiva. Ou seja, a performance que elas atingem quando, juntas, possuem uma meta a cumprir.

Todos nós somos especialistas em uma parcela minúscula do universo e ignorantes em uma imensidão de coisas. Dessa forma, é inevitável  que as pessoas precisem se unir em equipes ou times para construir coisas, resolver problemas, abrir negócios, prestar serviços, etc.

A construção de um time ou de uma equipe é algo desafiador, demanda habilidades de gerência e de liderança. Falamos mais sobre a diferença entre gerência e liderança neste post aqui.

De qualquer maneira, Ram Charam sugere que, para construir equipes ou times de alta performance, elas devem ser alocadas em atividades nas quais se destacarão, e estimulá-las de forma correta.

De preferência, usando o modelo “fazer e mostrar como se faz”, ao invés de apenas falar. Essa é a base da transferência do conhecimento tácito, a forma mais eficaz de transferência de conhecimento nas organizações.

Entenda mais sobre como formar equipes de alto desempenho e quais são as principais funções do líder e do gestor no nosso e-book de Liderança e Gestão de Pessoas. Você pode baixar o e-book AQUI.

Voltando à pergunta deste post, você sabe a diferença entre um bando de pessoas, um grupo de pessoas, uma equipe e um time? Assista ao vídeo e identifique, na empresa onde trabalha, a qual conjunto de pessoas você pertence. Às vezes um pequeno detalhe pode influenciar na performance da empresa!

Conheça nosso catálogo de cursos
de habilidades do futuro aqui.

Conheça nossas oficinas presenciais com gamificação aqui.

Saiba mais

Criamos cursos, oficinas e treinamentos das principais habilidades do futuro: auto eficácia (inteligência emocional, solução de problemas e mentalidade ágil), habilidades interpessoais (comunicação, escuta ativa, empatia e influência) e habilidades de gestão (liderança, gestão de projetos, design thinking e transformação digital).

Conheça nosso catálogo aqui.

Também fazemos oficinas presenciais e no formato remoto ao vivo, com dinâmicas, gamificação e testes individuais de auto avaliação. Conheça as oficinas aqui.