Saiba como Fazer um Levantamento das Necessidades de Treinamento (LNT) na sua Empresa

É difícil cobrar desempenho de uma equipe quando não se investe na qualificação dos colaboradores. Mas sua empresa sabe exatamente onde aplicar os recursos para garantir o melhor treinamento empresarial? Melhor perguntando, a organização conhece quais empregados precisam de treinamento, em que áreas eles atuam, o que eles têm de aprender ou quais habilidades precisam desenvolver e por quê?

Se a resposta é não, é hora de realizar um Levantamento das Necessidades de Treinamento (LNT) nessa companhia. Assim como um paciente precisa passar por um diagnóstico médico acurado antes de se submeter a uma cirurgia ou tratamento, uma empresa precisa identificar de forma assertiva as necessidades e as lacunas de conhecimento de seus times.

O LNT nada mais é do que a formalização desse processo de levantar as necessidades antes de implementar um programa de educação corporativa na organização.

Conheça nosso catálogo de cursos
de habilidades do futuro aqui.

LNT: o que é e para que serve

Parece óbvio. Entretanto, nem todas as empresas implementam um diagnóstico antes de executar treinamentos com suas equipes. Apenas as organizações que são referência em gestão de pessoas fazem questão de um LNT bem estruturado. Elas entendem que o planejamento é essencial não só para garantir a eficácia dos treinamentos, mas para gerar economia no processo e ganhos de produtividade.

O LNT é um instrumento importante da pedagogia empresarial. Ele mostra claramente o que um colaborador faz no dia a dia e o que ele deveria fazer. Dessa forma, contribui para que a empresa não desperdice tempo e dinheiro em treinamentos desnecessários, ocupando-se apenas do desenvolvimento de conhecimentos e habilidades que são realmente importantes para aquele profissional ou para o setor que ele atua.

Resultados do LNT

Fazendo um LNT é possível, por exemplo:

1) Entender as dificuldades de desempenho

2) Determinar com precisão os conhecimentos necessários, os objetivos do treinamento e os resultados esperados

3) Traçar planos para melhorar a performance com foco nos objetivos da organização

4) Gerar maior interesse e adesão às atividades propostas

5) Otimizar os recursos investidos em treinamento empresarial

Quais são os benefícios de se realizar um LNT?

Na prática, o Levantamento das Necessidades de Treinamento permite que as pessoas certas recebam um treinamento adequado a elas e à função que executam na organização. Obviamente, os benefícios desse instrumento chegam a ambas as partes – colaborador e empresa.

O primeiro deles é a satisfação dos empregados. Quando recebem um treinamento que contribui para o crescimento profissional, os colaboradores passam a enxergar maiores chances de evoluir na carreira e tendem a ficar mais motivados para o trabalho.

Outra vantagem é a melhoria da qualificação das equipes. Claro, quando a empresa oferece o treinamento certo, as pessoas tornam-se mais capacitadas e preparadas para desempenhar suas atividades. E como uma engrenagem que nunca para, um benefício sempre leva a outro – mão de obra qualificada significa, portanto, mais competitividade para o negócio.

Especialmente para as empresas, conta muito também a redução de custos com programas de educação corporativa. Se a empresa acerta no treinamento, evita investimentos desnecessários ou que trarão pouco retorno em termos de qualidade e produtividade no trabalho.

Conheça nossas oficinas presenciais com gamificação aqui.

Práticas para executar um LNT na empresa

Há muitas de formas de implementar um Levantamento das Necessidades de Treinamento (LNT) na empresa. Você pode escolher apenas uma dessas práticas, pode associar duas ou mais ferramentas e até mesmo usar todas elas no processo de diagnóstico. O importante é que o LNT esteja adequado às demandas e especificidades de cada organização. Sendo assim, é possível fazer um LNT usando:

Aplicação de testes

Quando as tarefas realizadas por um setor exigem conhecimentos e habilidades específicas, é indicada a aplicação de avaliações periódicas aos colaboradores para acompanhar o desempenho e identificar necessidades de novos treinamentos e de reforços.

Análise de dados

Qualquer informação relativa à rotina de uma organização pode dar pistas valiosas sobre o desempenho de equipes e as demandas por qualificação e por ações de desenvolvimento de pessoas. Desde o tempo de execução de determinada tarefa e os números de produtividade até a quantidade de atrasos e faltas ao trabalho, qualquer dado é precioso para o Levantamento das Necessidades de Treinamento.

Avaliação de desempenho

A boa e velha prática de criar e acompanhar avaliações de desempenho dos colaboradores continua sendo uma excelente ferramenta para apurar se as habilidades daqueles funcionários estão adequadas ao cargo que ocupam. A partir dela é possível estabelecer programas de treinamento específicos, individuais ou coletivos, relacionando-os ainda (e de preferência) aos Planos de Desenvolvimento Individual (PDI) dos empregados.

Pesquisa

Ouvir o que os colaboradores têm a dizer diretamente é uma maneira importante de levantar as demandas de treinamento e saber em que área os empregados querem ou percebem necessidade de se aprimorar. Isso pode ser feito por meio da aplicação de questionários.

Entrevista com líderes

Informações relevantes podem ser obtidas também quando os chefes de equipes são convidados a falar. Esses profissionais geralmente conhecem mais profundamente as capacidades e os pontos de melhoria dos empregados que trabalham diretamente com eles, podendo oferecer dados únicos para o LNT. Lembrando que as lideranças também precisam ser contempladas pelo Levantamento.

Entrevista de saída

Escutar os trabalhadores que estão se desligando da empresa é uma estratégia eficiente de conhecer as necessidades de aprimoramento dos que ficam. Muitas vezes o empregado evita falar sobre determinadas questões por não se sentir à vontade para apontar deficiências e lacunas na empresa que trabalha. Estando de saída, no entanto, o desconforto diminui e a comunicação de problemas pode fluir melhor e ser mais eficiente.

Baixe nosso e-book Universidade Corporativa Digital

Saiba mais

Criamos cursos, oficinas e treinamentos das principais habilidades do futuro: auto eficácia (inteligência emocional, solução de problemas e mentalidade ágil), habilidades interpessoais (comunicação, escuta ativa, empatia e influência) e habilidades de gestão (liderança, gestão de projetos, design thinking e transformação digital).

Conheça nosso catálogo aqui.

Também fazemos oficinas presenciais e no formato remoto ao vivo, com dinâmicas, gamificação e testes individuais de auto avaliação. Conheça as oficinas aqui.

Temos flexibilidade para construir soluções de treinamento diferenciadas para cada empresa. Entre em contato aqui para saber mais.