Qual é a diferença entre o líder e o chefe? Quantos chefes que você conhece conseguem desempenhar eficazmente o papel que têm na formação de equipes e no desenvolvimento de pessoas?
Chefes são pessoas que possuem subordinados. Como tal, sua responsabilidade é alcançar os objetivos estratégicos e operacionais da empresa em que trabalham, e só é possível fazer isto com gente motivada e engajada. Assim, todo chefe tem que gostar de pessoas e ter talento para lidar com elas. Porém, a realidade das empresas é diferente. Você já percebeu que muitos chefes trabalhavam como especialistas e foram promovidos a chefe sem terem capacitação para isso?
Segundo José Luiz Bichuetti, no artigo da Harvard Business Review, muitas universidades formam gestores sem ensina-los a gerir pessoas. E no currículo de um grande número de escolas de administração, existem várias matérias relacionadas à gestão financeira, vendas e tantas outras, e poucas dedicadas à gestão de gente. Os demais cursos, raramente fazem menção à gestão de pessoas.
Gerir gente eficazmente é saber definir as necessidades de pessoal, saber atrair, contratar, reter, motivar, avaliar desempenho, desenvolver, remunerar, reconhecer empenho (diferente de desempenho) e, até, saber demitir. Acima de tudo, é reconhecer que gente é o propulsor que move as empresas. Já falamos sobre engajamento de pessoas em outro artigo que pode ser acessado aqui.
Cada pessoa que ocupa um cargo de gestão precisa desenvolver as duas capacidades: a de liderança e a de gerenciamento. E não adianta ter uma gerência forte e uma liderança fraca, pois gera supercontrole e estagnação. Por outro lado, apenas uma liderança forte e um gerenciamento fraco pode tirar a empresa do controle. Isso porque gerência é necessária, traz ordem.
Qualquer pessoa que ocupa um cargo de gestão precisa equilibrar suas capacidades de gerenciamento com suas capacidades de liderança. E somente por meio desse equilíbrio é possível ter lucro e crescimento.
Gerência diz respeito ao enfrentamento da complexidade, pois ela traz ordem e consistência por meio de planos formais, estrutura e monitoramento de resultados.
Imagine uma empresa sem controle do trabalho realizado pelos funcionários? E sem conhecimento dos dias e horários em que eles estão na empresa? Mesmo em um ambiente de horário flexível, é importante ter um certo controle e informação para não prejudicar a produtividade.
Liderança diz respeito ao enfrentamento da mudança. Ela estabelece direção por definir a visão de futuro, comunicar essa visão aos funcionários, inspirar pessoas a superarem obstáculos.
Estamos liderando quando damos e recebemos feedbacks, ajudamos as pessoas em suas atividades por meio da motivação, damos exemplos, corrigimos rumos, comunicamos sempre com assertividade. Segundo Ram Charan, não é possível querer ser um grande líder sem ter trabalhado para um.
Você acredita que a gestão de pessoas serve apenas àqueles que estão em cargo de gestão e liderança? Se você ainda tem esse pensamento, é um sinal de que está ultrapassado. A gestão de pessoas é uma das 10 habilidades principais que qualquer profissional deve desenvolver, segundo o relatório Future of Jobs do World Economic Forum.
Conhecer os fundamentos da liderança e gestão de pessoas é crucial para se credenciar para ganhar um cargo de liderança no futuro. E mesmo que você não ocupe cargo de liderança e nem tenha essa ambição, todos os dias você está lidando com pessoas, fazendo parte de uma equipe ou interagindo com pessoas para que os objetivos e metas da sua empresa sejam cumpridos. Logo, muitas vezes, habilidades de integração de pessoas, desenvolvimento e preparação para mudança, reconhecimento e até mesmo gestão do clima podem fazer parte das suas responsabilidades. Se você for um profissional com essas habilidades, as pessoas começam a te ver como líder, mesmo sem ter cargo de liderança. E, assim, você acaba se tornando desejado pela empresa, convidado a participar de assuntos importantes, e se transforma em referência.
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