Sete atitudes de pessoas de sucesso no mercado de trabalho

Um novo perfil de trabalhador está surgindo em função dos desafios impostos pelo mercado de trabalho. São profissionais confiáveis, mais autônomos, sem vínculos trabalhistas, mais flexíveis e preparados para trabalhar de forma colaborativa, somando competências.

A consultora em recursos humanos Rúbria Coutinho, em entrevista no Estado de Minas do dia 23/04/17 diz que, apesar do mercado buscar um profissional multifuncional, o especialista não perde espaço. Conhecimentos e competências especializados continuam sendo valorizados, mas é preciso expandir o portfólio de competências diferentes, úteis para que o profissional seja capaz de ter pensamento crítico, resolver problemas complexos, negociar e resolver conflitos, usar a informação certa no momento certo para tomada de decisão. Um profissional especialista, mas com perfil mais completo, que gera mais valor.

As empresas estão buscando profissionais que se diferenciam. Certamente isso inclui tanto uma pós-graduação de qualidade, para desenvolver a especialidade, como também programas mais curtos de treinamento para desenvolver as competências relacionadas a autogestão e habilidades interpessoais.

Rúbria Coutinho destacou em sua entrevista algumas atitudes para se reinventar. Complementamos suas sugestões e apresentamos sete atitudes que profissionais de sucesso no mercado possuem:

1) Seja gestor da sua carreira para sempre, você é o responsável. Não espere que empresa nenhuma se preocupe com seu desenvolvimento.
2) Invista em novos conhecimentos, habilidades e experiências. Reflita, pois grande parte do que você aprendeu há dois anos já está desatualizado.
3) Desenvolva sua capacidade de empreender. Ser empreendedor é diferente de ser empresário. Empresário é uma função ocupada em uma empresa. Ser empreendedor é uma atitude.
4) Aprenda a trabalhar com pessoas de competências e culturas diferentes, com o objetivo de somar. Todos nós somos especialistas em uma parcela muito pequena de conhecimento e ignorantes em todo o resto. Nós só vamos entregar mais valor se temos a capacidade de somar competências com outras pessoas.
5) Estabeleça novos e mais flexíveis vínculos de trabalho, formas de remuneração e recompensa. Não pense pequeno. Seja criativo. Se possível, estabeleça remuneração por meta alcançada, desde que o trabalho te dê condições de cumpri-las.
6) Não tenha medo de se lançar a novos desafios em ambientes menos estruturados e imprevisíveis. Estabilidade não existe.
7) Seja uma pessoa confiável. A confiança é uma base muito sólida e estruturada para alavancar negócios. Confiança também é conhecida como capital social. Quanto maior o nível de confiança entre as pessoas em um determinado grupo, maior é a riqueza nas relações e menor é a burocracia necessária. Quanto maior é a confiança, maior é a rapidez das tomadas de decisões, e mais rapidamente as mudanças são implementadas.
Pessoas gostam de trabalhar com quem é confiável. Você já parou para pensar se seus colegas te consideram uma pessoa confiável? Elaboramos um teste, baseado no livro O Poder da Confiança, de Stephen Covey. Clique aqui e verifique se você é considerado uma pessoa confiável.

Mudar nossa atitude muitas vezes não é uma tarefa fácil. Mas sempre começa com um passo na direção certa.

Assista aulas grátis sobre o tema.
Para se aprofundar mais sobre assuntos relacionados a personalidade e inteligência emocional, assista grátis a aulas do curso online de Inteligência Emocional, ministrado pela professora Clara Linhares. Clique AQUI, veja o conteúdo do treinamento online e clique em Experimentar grátis!

Nos acompanhe.
Siga-nos no YoutubeFacebook, TwitterLinkedIn e Instagram, estamos sempre disponibilizando conteúdo gratuito de qualidade!

Publicações relacionadas


Como a sua personalidade pode impactar seu trabalho Algumas teorias sugerem que a personalidade praticamente já esta formada aos seis anos de idade, porém outras correntes defendem que há períodos críticos ao longo da vida que interferem na formação da personalidade, de forma que ela continua sendo alterada ao longo da vida.    Quando ...
7 dicas para melhorar sua inteligência emocional no trabalho Emoções sentidas e emoções demonstradas: um assunto delicado. Há 20 anos, Richard D. Roberts, doutor em filosofia e psicologia pela Universidade de Sydney, dedica-se ao desenvolvimento de análise e avaliações emocionais e de personalidade. Autor de mais de uma dúzia de livros e de mais de 15...
Descubra como lidar com emoções no trabalho Este post é uma adaptação do artigo sobre emoções e comportamento da Consultora de Gestão de Carreira e Professora da FDC e da VIDDIA, Clara Lúcia Sacchetto Linhares. É impossível não se identificar com pelo menos meia dúzia de parágrafos escritos aqui. Certa vez, um palestrante em um con...
Você é competente? Conheça os 5 elementos que definem competência Você já deve ter ouvido dizer que os gestores estão contratando as pessoas com base nas capacidades técnicas e demitindo devido a atitudes não desejadas. Pois bem, o significado de competência envolve todos esses conceitos, e vale a pena conhecê-los. O que é uma pessoa competente na sua opini...