O essencial sobre inovação e design thinking que você precisa saber

Você realmente sabe o que é inovação? Ou acha que é somente fazer algo completamente disruptivo?

O que é inovação?

Inovação é a exploração com SUCESSO de novas ideias. E SUCESSO para as empresas pode ter significados diferentes: resolver problemas de clientes, aumentar o faturamento, acessar novos mercados, aumentar as margens de lucro, entre outros benefícios. Muitas vezes, envolve novas tecnologias ou aplicações tecnológicas. A inovação é importante porque ela pode oferecer melhores produtos e serviços, processos de produção novos, mais limpos e eficientes e modelos de negócios aprimorados.

Para os consumidores, a inovação significa bens de maior qualidade e melhor valor, serviços mais eficientes (tanto privados como públicos) e padrões de vida mais elevados. Para as empresas, a inovação significa crescimento sustentado ou melhorado. A empresa ou organização inovadora oferece maiores lucros para seus proprietários e investidores.

Para os funcionários, a inovação significa um trabalho novo e mais interessante, melhores habilidades e salários mais elevados. Igualmente, a ausência de inovação pode levar à estagnação empresarial e à perda de empregos.  Para a economia como um todo, a inovação é a chave para uma maior produtividade e maior prosperidade para todos.

Muitos confundem inovação apenas com algo disruptivo, uma invenção nova, o que não é verdade. Os produtos ou serviços inovadores devem agregar valor para as pessoas. “Podemos inventar produtos, processos, mercados ou mesmo modelos de negócio, mas para que se tornem inovação, temos que integrá-los ao meio social.” Alexandra Hütner

E o que é Design Thinking?

Segundo Alexandra Hütner, consultora na área, professora da Fundação Dom Cabral e da VIDDIA, Design Thinking é um modelo mental executado através de processo criativo com base na geração e aprimoramento de ideias de forma colaborativa e experimental na busca pela inovação, pelos diferenciais competitivos e pela alta relevância humana, com o objetivo de trazer lucro empresarial e lucro social.

Inovação e Design Thinking andam de mãos dadas. O Design Thinking é um método para se buscar inovação. O processo de Design Thinking muitas vezes é considerado caótico pelas pessoas, principalmente na primeira vez em que é vivenciado. Como diz Alexandra Hütner, chega a causar angústia, mas passa! O caos nos traz muita ansiedade, mas faz a criatividade borbulhar. Após momentos de incerteza, tudo parece se encaixar e atinge resultados impressionantes. No final, é comum as pessoas dizerem: “Como não pensei nisso antes?”.

Como pode ser visto na imagem, o processo começa com uma fase de pesquisa, para compreender o contexto dentro de um ambiente de incertezas. Após pesquisas, ideias vão sendo geradas e o conceito se formando até as soluções possam ser desenhadas em uma fase em que é possível ter mais foco.

Fases do processo de Design Thinking

O processo de Design Thinking passa por 4 fases principais. A primeira fase, denominada imersão, é onde exploramos a realidade vigente. Nesta fase, observamos, entendemos, investigamos a empresa, sua história e concorrentes, a jornada do cliente, os serviços prestados. A segunda fase é denominada ideação, e nesta etapa imaginamos um novo futuro, com mapas mentais, brainstormings, desenvolvimento de conceitos e cardápio de ideias. A terceira fase, prototipação, é onde são feitas escolhas, testando premissas e construindo cenários. A quarta e última fase é chamada realização, fase de testar, produzir e implantar, recebendo feedback de clientes.

 

A essência do Design Thinking diz respeito a entender de pessoas para criar produtos e serviços que realmente agreguem valor, que tenham propósito verdadeiro. Segundo Simon Sinek, 100% dos clientes são pessoas, 100% dos colaboradores são pessoas. Logo, se você não entende de pessoas, você não entende de negócios.

Bônus: E-book Inovação com Design Thinking: por onde começar?

Inovação com design thinking

A equipe de mentores e professores da VIDDIA criou o e-book Inovação com Design Thinking: por onde começar? Este e-book ensina o passo a passo para construir um mapa de empatia, uma das ferramentas mais usadas na etapa de ideação, incluindo uma aula com Alexandra Hütner, consultora e professora nas melhores escolas de negócio do mundo! Clique AQUI para baixar o e-book!

 

Assista aulas GRÁTIS sobre o assunto

Para se aprofundar mais sobre o assunto, você pode assistir grátis às 3 primeiras aulas do curso online de Inovação com Design Thinking, ministrado por Alexandra Hütner. Clique AQUI, veja o conteúdo do treinamento online e clique em Experimentar grátis! 

 

Siga-nos no YoutubeFacebook, TwitterLinkedIn e Instagram, estamos sempre disponibilizando conteúdo gratuito de qualidade!

Publicações relacionadas


O que é inovação e por onde começar? Muitas pessoas acham que inovação é algo disruptivo, algo que nunca foi inventado antes. Inovação não precisa ser assim. Inovação é a exploração com sucesso de novas ideias. E  sucesso, para as empresas, pode ter significados diferentes: resolver problemas de clientes, aumentar o faturamento,...
Exemplos de estratégias de design thinking de 13 empresas O Design Thinking é um método para se buscar inovação. Os produtos ou serviços inovadores não precisam ser sempre disruptivos, mas devem agregar valor para as pessoas.  O Design Thinking Segundo Alexandra Hütner, consultora e professora da Fundação Dom Cabral e da VIDDIA, design thinking é...
Gamification e a história do estacionamento de Stanford Muita gente acha que gamification (ou gamificação) é criar um jogo para engajar as pessoas. Não é exatamente isso. Gamification é tomar emprestado design e elementos de jogos e aplicar em contextos que não são de jogos. O problema é que muitos acham que, ao distribuir pontos e medalhas, já estão cri...
Os 10 cursos online mais procurados no mercado   A VIDDIA fez uma pesquisa junto a empresas de recrutamento e recursos humanos sobre as habilidades e competências mais demandadas dos profissionais. Paralelamente, nossa equipe também pesquisou os cursos online mais procurados por pessoas que buscam se desenvolver. Alinhada com a de...