5 passos para criar valor e construir relacionamentos com clientes

Como fazer para ser percebido pelo seu cliente? O que fazer para que o cliente queira seu produto ou serviço, para que ele fique satisfeito após a compra e continue se relacionando com você? 

Conquistar e manter clientes hoje em dia não é uma tarefa fácil. Se você é um empreendedor e está iniciando uma empresa, precisa passar por todo processo de construção da sua marca, selecionar o público certo, entender as necessidades desse público, criar valor real do seu produto ou serviço, usar a mensagem correta para comunicar com seu público e, após a aquisição do cliente, construir estratégias para continuar se relacionando de forma satisfatória.

Mesmo após ter uma empresa estabelecida, é importante estar em constante monitoramento do mercado.

A todo momento novos concorrentes podem entrar, mudanças na política, na economia ou nas estações do ano, por exemplo, podem fazer com que as necessidades do cliente também mudem. Independente do seu negócio, os 5 passos descritos a seguir são importantes para criar valor e construir relacionamentos com clientes.

Conheça nosso catálogo de cursos
de habilidades do futuro aqui.

Passo 1: Entenda o mercado, as necessidades e desejos dos clientes

Por melhor que seu produto seja, ele não atende a todo tipo de pessoas. Dessa forma é importante responder a determinadas perguntas para entender melhor seu mercado e necessidades do seu cliente. O que incomoda seu cliente em relação ao produto que você está oferecendo? O que resolveria o problema dele? Quais obstáculos ele enfrenta?

Passo 2: Elabore uma estratégia de marketing orientada para o cliente

Selecione quais clientes seu produto ou serviço vai servir. Como você consegue diferenciar seu produto ou serviço em relação aos seus concorrentes? Como você pode se posicionar no mercado para mostrar essa diferenciação? 

Passo 3: Desenvolva um programa integrado de marketing que proporcione valor superior

Você já percebeu como as pessoas hoje estão equivocadas em relação ao marketing? Muitos não sabem que marketing e estratégia andam juntos, o marketing é composto de ferramentas importantes que ajudam desde a concepção do melhor produto que atenda às necessidades do mercado até a promoção e venda deste produto, bem como o relacionamento com cliente após a venda.

É por meio do marketing que conseguimos criar valor ao produto. Muitos pensam que o marketing consiste apenas de propaganda, de vendas e, pior, de ludibriar o cliente. Essa noção é falsa e deve ser desmistificada. 

Passo 4: Construa relacionamentos lucrativos e crie o encantamento do cliente

Quando falamos em encantar o cliente, a primeira empresa que nos vem à mente é a Disney, não é mesmo? Mas como ela consegue fazer isso? Em primeiro lugar, ela presta atenção nos detalhes ao oferecer seus serviços aos clientes.

Para você ter ideia, até as lixeiras são instaladas em uma determinada distância umas das outras baseado no tempo médio em que uma pessoa fica com o lixo na mão. Walt Disney costumava andar de joelhos pelos parques para ter a mesma experiência de uma criança.

Mas esse conhecimento profundo do cliente e a capacidade de oferecer algo que encante muitas vezes não acontece logo no início. À medida que relacionamos com o cliente, cometemos erros e acertos, e isso nos faz mais conhecedores das suas dores, dos seus desejos e do que pode encantá-lo.

Passo 5: Capture valor do cliente para criar lucro

O lucro nos negócios é uma consequência de diversos fatores, mas uma coisa é certa: nenhum empreendedor consegue lucrar se seu produto não gera valor para o cliente e não o deixa satisfeito. Dependendo do nível de satisfação do cliente, ele passa a ser seu fã e te indica a outros clientes, bem como retorna para compra novamente.

Conheça nossas oficinas presenciais com gamificação aqui.

Hoje em dia, muitos empreendedores querem se posicionar melhor frente à concorrência, mas estão usando apenas algumas ferramentas de divulgação de seus produtos por meio de redes sociais, e sem sucesso.

Isso se deve principalmente ao fato de não desenvolverem um plano integrado de marketing. Marketing não consiste apenas de promoção do seu produto usando a internet ou outros canais, é muito mais amplo do que isso.

Quem não entende isso gasta muito dinheiro sem resultados.

Baixe nosso e-book de Marketing e Competitividade

Se você quiser compreender mais de 12 conceitos relacionados a marketing, valor, fidelidade, necessidade, desejo, demanda, composto de marketing englobando produto, preço, canal e promoção, clique AQUI e baixe o e-book de Marketing e Competitividade!

Saiba mais

Criamos cursos, oficinas e treinamentos das principais habilidades do futuro: auto eficácia (inteligência emocional, solução de problemas e mentalidade ágil), habilidades interpessoais (comunicação, escuta ativa, empatia e influência) e habilidades de gestão (liderança, gestão de projetos, design thinking e transformação digital).

Conheça nosso catálogo aqui.

Também fazemos oficinas presenciais e no formato remoto ao vivo, com dinâmicas, gamificação e testes individuais de auto avaliação. Conheça as oficinas aqui.

Temos flexibilidade para construir soluções de treinamento diferenciadas para cada empresa. Entre em contato aqui para saber mais.